+55 11 99314-1098

Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

White Labeling

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES 

Discussion – 

0

Discussion – 

0

5 estratégias eficazes para lidar com humor do adulto com TDAH

gerenciamento de tempo para adultos com tdah tcc
70 / 100

O humor do adulto com TDAH, oscila a todo momento. Ele sabe disso, mas gostaria de não saber, já que parece não haver o que fazer.

O humor do adulto com TDAH, é como uma balança que se desiquilibra a todo momento. Esse é o seu dia a dia e também das pessoas quem convivem com esse adulto portador de TDAH.

“É tudo muito intenso”, essa é uma fala que costuma ser bastante recorrente, quando peço que o adulto com TDAH me conte sobre a sua rotina  diária, por exemplo.

Frequência, intensidade e exagero estão sempre muito presentes no dia a dia do adulto com TDAH, o que pode gerar um sentimento desproporcional acompanhado de muito sofrimento.

Por outro lado, sabemos que também não é nada fácil conviver com pessoas portadoras de TDAH.

E você deve estar se perguntando, o que devo fazer nesse caso?

E aqui estão 5 estratégias que vão te ajudar no seu dia dia. Tanto para adultos TDAH, como para quem convive com ele.

Estratégia 1 – Lembre-se: o humor do adulto com TDAH oscila o tempo todo!

Estrategia Um Lembre Se O Humor Do Tdah Oscila O Tempo Todo Vania Rossi Psicologa

É como se você fosse do 0 ao 100 em questão de milésimos de segundos de bem-humorado para mal-humorado e voltasse na mesma velocidade, só que agora sorrindo e feliz da vida, sem motivo algum que possa justificar para as pessoas ao seu redor. O contrário também pode acontecer.

Dica:

  1. Lembre-se: que o mal-humor repentino vai passar
  2. Nessa hora, saia, dê uma volta, caminhe, dance, cante

Estratégia 2 – Aprenda a dar nomes aos seus sentimentos

Estrategia Dois Aprenda A Dar Nomes Aos Seus Sentimentos Vania Rossi Psicologa

Pratique, seja constante. Com o tempo, você vai conseguir identificar e dar um nome para o que está sentindo. 

Essa estratégia é importante, principalmente para os homens, que sentem frustração e raiva por não conseguirem falar, colocar em palavras, como estão se sentindo.

Estratégia 3 – Aprenda ditados

Imagine o seguinte, você está com a sua família no carro. Estão indo todos passear e o dia está lindo, ensolarado! Você está dirigindo. Mas ao invés de virar para direita, você vira para esquerda e isso vai demorar mais vinte minutos para chegarem ao destino do passeio.

É nesse momento, que você deve apenas dizer:

– E daí?

– É só “o meu TDAH novamente”, ao invés de ficar horas ruminando o pensamento porque deu errado.

Dica: 

  • Veja, não se trata de desculpa, você continua tendo que assumir a sua responsabilidade e lidar com seu TDAH. Você não é vítima do TDAH. Só que é bom saber porque as vezes pode agir assim.

Estratégia 4 – Prolongue momentos de sucesso

Estrategia Quatro Prolongue Os Momentos De Sucesso Vania Rossi Psicologa

Tente fazer com que momentos de sucesso se estendam, se prolonguem por mais tempo

Certamente o adulto com TDAH, vai precisar treinar. Há uma tendência natural da pessoa com TDAH em se esquecer de suas vitórias, à medida que remói suas imperfeições, defeitos e tudo aquilo que já disseram tantas vezes que fez de errado e o resultado é que que sempre vai prever o pior.

Estratégia 5 – Lembre-se da hiper concentração

Estrategia Cinco Lembre Se Da Hiper Concentracao Vania Rossi Psicologa Scaled

O que é hiperconcentração?

Hipercontração é quando uma pessoa se concentra excessivamente, é como entrar em uma bolha.

Adultos com TDAH tem uma tendência  maior com que isso aconteça. A hiperconcentração acontece quando  muitos  centros do cérebro vão sendo ativados, gerando prazer com as atividades que adultos com TDAH estão desempenhando. E por gerarem muita satisfação, acaba se sobrepondo as atividades que nos mantem vivos, como se alimentar, ir ao banheiro.

Adultos com TDAH relatam que podem ficar horas ininterruptamente, sem irem ao banheiro ou se alimentarem, por exemplo, ou seja, perdem a noção do tempo.

Na prática clinica percebo que há uma grande confusão entre os termos  hiperconcentração, ruminação mental e looping emocional. Então vamos falar sobre isso.

O que é Ruminação mental?

Diferente da Hiperconcentração, a Ruminação mental pode causar um imenso desconforto acompanhado de bastante sofrimento. Em adultos com TDAH, Ansiedade, Depressão, é frequente com que isso aconteça.

Ruminação mental é quando a pessoa pode ficar horas remoendo, tentando se lembrar o que falou, se estava certo ou não, se deveria ter sido feita daquela maneira ou de outra. Se teve o comportamento adequado ou não. O que o outro achou ou avaliou. Tudo isso parece estar muito longe de como os fatos ocorreram de fato na realidade.  Geralmente ao analisarmos a situação com o paciente, chegamos ao ponto de que  todo esse sofrimento que foi gerado, foi desnecessário para ele ou ela.

A Ruminação mental pode causar um imenso desconforto acompanhado de bastante sofrimento.

Há uma cobrança excessiva e distorcida. Como um dedo apontado para a ponta do nariz sem dar a menor chance para o proprio individuo tentar se defender ou argumentar com ele mesmo.

O que é Looping Emocional?

No Looping Emcional é como se o sujeito entrasse em uma bolha e não conseguisse mais sair sozinho. Uma outra pessoa precisa e deve nesse momento trazer o sujeito a realidade.

Imagine o seguinte: Gioconda precisa comprar tinta preta para sua impressora. Ela está com o código, nome, tem uma vaga ideia de valor. Sim, ela já fez pesquisa de preço. Gioconda entra no site em geralmente compra e tem confiança. Parece ser uma tarefa simples, tranquila e rápida. Só que não. Eis que a Gioconda começa a navegar no site e lá vem o pensamento, dizendo que ela sempre fez e faz só coisa errada. Então sabe de uma coisa, pensa Gioconda, melhor pesquisar tudo de novo. E o que se segue é muito tempo, acompanhado de tamanha indecisão, desespero e chateação por saber que é uma tarefa simples, mas que nem isso consegue finalizar. E conclui que para ela, tudo é muito mais difícil!

E é aí que entra a pessoa de confiança da Gioconda, que sabe que isso pode acontecer e a tira desse sofrimento. Como? Apenas apontando na tela, a tinta que lhe parece ok ou mostrando que não há necessidade de ser comprada agora. Nesse momento os valores da tinta da impressora, forma de pagamento ou prazo deixam de ser importantes. O importante agora é acabar com esse momento criado pelo TDAH. Em tempo, Gioconda já fez tantas compras na internet, que poderia facilmente explicar tranquilamente como fazer uma compra. Mas já eram 22h30 e ela havia acordado as 6h da manhã.

Vania Rossi

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Por que a pessoa com TDAH procrastina

Por que a pessoa com TDAH procrastina

A pessoa com TDAH procrastina porque tem dificuldade de planejar, executar as tarefas de forma sequencial e ordenada, conseguir manter a atenção pelo tempo necessário, identificar quais são as prioridades, seguir regras, lidar com a frustração por algo não sair perfeito dentro do que esperam ou gostariam, administrar o tempo e ainda precisar lidar com aquela velha e clássica crença de que as coisas não dão certo, por mais que se tente, podem fazer com que adultos com TDAH continuem procrastinando no seu dia a dia.