A TCC pode ajudar adultos TDAH a desenvolver estratégias e habilidades concretas para enfrentar as situações na sua rotina diária, como desemprego ou subemprego, dificuldades tanto financeiras, como nos relacionamentos. A Terapia Cognitivo Comportamental, TCC, é uma abordagem de psicoterapia, voltada para o presente, direcionada para a solução dos problemas atuais e que tem trazido excelentes resultados no tratamento do diagnóstico do TDAH no adulto.
Table of Contents
Índice
5 Características da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC):
- TCC é baseada em um modelo colaborativo, entre paciente e psicóloga.
- A TCC é objetiva e estruturada. O que significa que as metas são definidas e revisadas constantemente.
- A terapia cognitivo-comportamental tem enfoque no aqui e agora, isto é, no presente e é orientada para a solução dos problemas atuais.
- A TCC estimula a autodescoberta, assim como também desenvolvimento do autoquestionamento.
- É fundamentada no desenvolvimento de habilidades através da prática diária de novos padrões de pensamentos e comportamentos.
Fundamental para o tratamento de adultos TDAH, a sessão de psicoterapia em TCC, é uma forma de organizar as informações, mantendo o foco da terapia. Dessa forma, é gerada uma sensação de previsibilidade, o que possibilita o autocontrole e auto regulação do paciente, tão importantes e necessárias para pessoas com Transtorno de Déficit e de Atenção com Hiperatividade.
Psicoeducação para adultos TDAH
A psicoeducação do TDAH para adultos TDAH é essencial. Psicoeducação é um elemento fundamental e acontece logo no início do processo de psicoterapia, é o momento de você aprender sobre o que é o Transtorno de Déficit e de Atenção com Hiperatividade, suas características, sobre o que pode ser feito para melhorar sua qualidade de vida, entender, ressignificar e até mesmo se dar conta de que você não é tudo aquilo que sempre te disseram e que rótulos não te definem como aquele ou aquela pessoa, que as outras pessoas a sua volta julgavam que você era. Pois bem, nessa fase também lhe será ensinado, explicado, como funciona a terapia cognitivo comportamental para adultos com TDAH.
Terapia cognitivo-comportamental para adultos TDAH
Na terapia cognitivo-comportamental para TDAH, é trabalhada questões como organização e planejamento, lidar com a tendência a distração, procrastinação, tolerância a frustração, desenvolver habilidades para interação social, sem esquecer de problemas de humor como ansiedade e depressão, comorbidades, que geralmente acompanham o TDAH no adulto.
Lembrando que na TCC, há o componente cognitivo e o componente comportamental.
Componente cognitivo na terapia cognitivo comportamental
Componentes cognitivos são os pensamentos e crenças que intensificam os sintomas do TDAH no adulto. Por exemplo, se a pessoa estiver e enfrentando um problema, pode desviar a atenção para outra situação que não aquela que precisa resolver ou ter pensamento como “não vou conseguir” ou “depois vejo isso” e esse tipo de pensamento pode influenciar ou interferir, fazendo com que a pessoa não realize a tarefa. É ai que entra a TCC, que vai ajudar o sujeito a reestruturar esse tipo de pensamentos disfuncional e fazer com que a pessoa tenha pensamento adaptativo, ou seja, realista, real e flexível.
Componente comportamental na terapia cognitivo comportamental
Componentes comportamentais são os comportamentos, ações que tomamos, coisas que fazemos, que podem intensificar os sintomas no adulto com TDAH. Esses componentes comportamentais podem interferir fazendo com que a pessoa evite fazer ou concluir uma tarefa, além de não ter um sistema de organização.
Como os pensamentos, crenças e comportamentos podem aumentar os sintomas do adultos TDAH?
Os sintomas de adultos TDAH como tendência a distração, desorganização, dificuldade de levar adiante as tarefas e impulsividade que iniciam na infância, impedem adultos com TDAH de aprenderem e utilizarem habilidades de enfrentamento eficazes diante de uma situação. O que ocorre é que o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, mesmo sendo típico da infância, sabe-se hoje que os sintomas persistem na fase adulta. Isto é, esses adultos vem sofrendo cronicamente desde a fase da infância.
No adultos TDAH, a falta de enfrentamento eficaz pode gerar um desempenho abaixo do esperado e consequentemente o sentimento de fracasso.
O baixo desempenho, muitas vezes abaixo do esperado, acompanhado de fracassos podem levar a crenças e pensamentos negativos. É provável que esse histórico de fracassos, se deva ao resultado do desenvolvimento de crenças exageradas acerca de si próprio, no adulto com TDAH.
Pensamentos e crenças negativas, geralmente exageradas podem dispersar sua atenção, o que com que o adulto com TDAH evite realizar uma tarefa.
Como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar a rotina diária de adultos TDAH
Mas antes, preciso te perguntar, você já fez pipoca de panela?
Ok! Você coloca azeite na panela, joga o milho da pipoca e fica lá esperando a primeira pipoca estourar. Depois que estourou, não dá tempo de ficar olhando ou tentar adivinhar qual será o próximo milho que vai estourar, concorda? É só o tempo de pegar uma tampa, senão, vai pipoca pra tudo que é lado!
Da mesma forma acontece com os nossos pensamentos, temos cerca de aproximadamente setenta mil pensamentos por dia. Nossos pensamentos vem e vão em fração de milésimos de segundos e por isso não questionamos se são verdadeiros ou não. Simplesmente não da tempo! Pois bem, por não ser possível questionarmos, simplesmente acreditamos que são verdadeiros. O que acontece a seguir, é que o seu humor muda, sem motivo algum.
Na TCC, chamamos esses pensamentos de pensamentos automáticos. Esses pensamentos vão influenciar seus sentimentos, que vão influenciar sua ação/ comportamento, que vai influenciar a resposta fisiológica (dor de barriga, taquicardia, dor de cabeça, entre outros)
Não é a situação que determina o que a pessoa sente, mas como ela interpreta a situação.
AARON T. BECK – percursor da Terapia Cognitivo-Comportamental
É isso que vamos fazer no processo de psicoterapia na abordagem da terapia cognitivo comportamental (TCC), identificar, avaliar e responder de forma diferente aos seus pensamentos, ou seja, de forma realista e adaptativa.
A terapia cognitivo comportamental (TCC) tem 2 objetivos terapêuticos, que irão auxiliar adultos TDAH:
1 – Melhorar o humor do paciente durante a sessão.
2 – Criar um plano de ação junto com o paciente para que ele possa agir de forma mais funcional durante a semana, ou seja, de modo mais flexível, realista e dentro do que for possível para ele.
0 Comments