Adultos com TDAH não sabem lidar com o tempo.
O motivo é que não conseguem organizar o tempo hierarquicamente em uma sequência de tempo, como elencar prioridades, isto é, identificar em uma lista de tarefas, qual é a tarefa mais importante a ser feita primeiro.
Finalizada a tarefa de maior prioridade, agora é hora de passar para a tarefa seguinte e assim por diante. Sem esquecer que há prazo para entregar o que foi pedido.
Se você for um adulto com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou conviver com adultos com TDAH, já deve ter percebido que as coisas são sempre deixadas para última hora (essa é a regra, não a exceção).
Índice
Adultos com TDAH estão sempre atrasados
Até parece que fazem de propósito?! Só que não.
Mas acredite, adultos com TDAH não deixam tudo para última hora ou se atrasam, para irritar a outra pessoa. Simplesmente não sabem, embora gostariam, fazer diferente.
Apenas significa que essas pessoas com TDAH vão esperar até o último segundo, até que o futuro esteja de fato, próximo, muito perto. E então vão tentar lidar com o futuro.
Veja se isso lhe parece familiar. É um tal do adulto com TDAH, correr para cá e para lá e juntar as coisas. E é claro, que sempre vai faltar algo. Sem esquecer da adrenalina.
Adrenalina traz clareza sobre o que adultos com TDAH devem fazer
Adrenalina traz clareza sobre o que adultos com TDAH devem fazer. Faz toda a engrenagem começar a funcionar, tudo começa a funcionar como deveria e agora de uma maneira natural. Sim, ainda estamos falando sobre adrenalina.
Adrenalina. Essa é uma palavra que quando mencionada, é capaz de arrancar um sorriso é até mesmo um suspiro de pessoas com TDAH. Sempre que pergunto, o que significa adrenalina, a resposta é a mesma. Alívio.
Sabe aquela situação de muita pressão, em que o tempo está acabando? No apagar das luzes?
Pois é. É nesse momento que cérebro descarrega a adrenalina, que é justamente quem vai ajudar a organizar os pensamentos de adultos com TDAH trazer clareza sobre o que precisa ser feito e a certeza de que tudo vai dar certo! Sabe, aquele relatório que precisa ser entregue hoje? Isso aquele mesmo que foi pedido há 15 dias atrás. Parecia tanto tempo! Mas que você deixou para fazer nos últimos minutos. E adivinha? Você entregou! Correu tanto, que está exausto! Missão cumprida! Mas existe o tal do, porém!
Porém, passado esse momento, você entrega o que precisava. Deu certo. Só que não. Pois na sequência, quem surge é a frustração. E ela costuma chegar rápido. E não vem sozinha. Está acompanhada daquele sentimento que faz você se sentir inadequado.
– Peraí! Como assim, se deu tudo certo? Pois é. Só que agora você se dá conta de que poderia ter feito mais e melhor! E lá vem aquele pensamento: se eu tivesse me planejado e me organizado, teria ficado muito melhor. “Eu sei que tenho capacidade”.
E cá entre nós, você pensa, sou capaz de fazer bem e muito melhor que isso. Na próxima, vai ser diferente. Legal!
E me conta o que vai fazer de diferente?
TDAH também é conhecido como Transtorno de Cegueira do tempo
Pois bem, enquanto o futuro estiver distante, não preciso lidar com ele, não há o que fazer. Esse é o pensamento de adultos com TDAH.
E quanto mais esse futuro se aproxima, mais você precisa começar a se movimentar, fazer alguma coisa. Certo? Só que não para o portador do TDAH no adulto. Mas isso não é possível, até que esteja na última hora, quero dizer, no último minuto.
Porque isso acontece?
Adultos com TDAH não conseguem administrar o futuro, quando ele parece distante. Mas o que seria distante? Podem ser meses, semanas, dias, horas e até um minuto. Um minuto? Não, não estou exagerando.
Mas para toda ação (nesse caso, a ação não feita) existe uma consequência!
TDAH não consegue organizar o futuro distante. Agora, vamos falar sobre as crises.
Tudo na vida do adulto com TDAH vira uma crise
São 15h50. E lá está a Gioconda rolando o feed das redes sociais. Parece despreocupada. Para chegar no compromisso marcado, precisaria sair as 16h. Você pergunta:
– Em 10 minutos, o que você consegue fazer?
E ela prontamente responde:
– Uau! Dez minutos? Os olhos até brilham. Parece uma eternidade. Pensa e conclui.
– Ah! Dá para se arrumar, dar aquela caprichada no visual.
Mas não, Gioconda ainda nem tomou banho, sequer decidiu se irá lavar o cabelo, fazer escova. O look? Não, nem pensou nisso. Mas acaba de se lembrar que está sem bateria no celular. Meu deus! Não vai dar tempo! Que sufoco! E começa o tal do corre corre. Onde mesmo deixou os óculos? E acaba de se lembrar que as chaves também não estão onde deveriam. E esse é só o começo.
Os pais já tontos vendo tudo aquilo, entram no movimento. Na verdade, já estao acostumados, esperam por isso. Cada um do seu jeito faz alguma coisa, como pode, para ajudar! Todos agora já pararam de fazer o que estavam fazendo em prol de que toda essa situação novamente de certo, apesar de ter tudo apontando para a direção oposta.
– É sempre a mesma coisa, diz a irmã!
Mas veja, se Gioconda tivesse tido planejamento, organização, isso tudo seria poderia ser evitado.
Tudo na vida do adulto com TDAH parece ser uma crise, e é! Mas essa crise poderia ser evitada. Em geral, adultos com TDAH relatam serem pegos de surpresa. O futuro parece demorar para chegar. Mas chega!
Falha moral. É assim que as atitudes de adultos com TDAH são vistas. Preguiçoso. Despreocupado. Irresponsável.
TDAH no adulto: Muitos projetos, mas zero na prática
Em geral, pessoas com TDAH, sabem fazer, executar as tarefas tão bem, ou melhor, que pessoas sem TDAH. Dito isso, vamos falar sobre sistema executivo.
Sistema executivo, é o lugar onde você pega o que você sabe fazer e aplica na sua rotina diária. A parte de trás do cérebro adquire conhecimento. A parte da frente do cérebro o coloca em execução.
Estamos falando sobre um caminho que precisa ser percorrido, ou seja, inicia na parte de trás do cérebro (conhecimento, onde você pega o que sabe) e precisa chegar na parte da frente do cérebro (aplicar na sua rotina diária). Mas isso não acontece com o TDAH.
O Transtorno do déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) separa esses 2 lados e impede que esse caminho aconteça.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade simplesmente impede que haja essa organização de tempo!
TDAH, não é um Transtorno de conhecimento e sim um Transtorno de desempenho. TDAH é sobre não executar as coisas que a pessoa sabe fazer! Mas o portador de TDAH não faz! Ele não consegue colocar em prática!
Além disso, adultos com TDAH tem significativos problemas de desatenção, capacidade diminuída de inibir suas ações, dificuldade maior em resistir as distrações, pouco controle emocional e autodisciplina.
É essencial que haja a reestruturação do ambiente, para ajudar o adulto com TDAH, mostrar o que sabem fazer. Não é porque para o sujeito X deu certo, que vai dar certo para o adulto com TDAH. É preciso entender, o que faz sentido para a Gioconda por exemplo, e daí precisamos ajustar, modificar para que comece a dar certo. Mas isso leva tempo e precisa haver constância!
0 Comments