Discussion – 

0

Discussion – 

0
estruturar a organização para tdah no adulto é essencial para manter a rotina e aumentar a produtividade
90 / 100

O Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por um padrão persistente de desatenção e ou hiperatividade/impulsividade. O TDAH interfere no desenvolvimento e no funcionamento pessoal e causa prejuízos em pelos menos duas áreas da vida da pessoa, como a área acadêmica, profissional e nos relacionamentos.

O que é TDAH no adulto?

Fala-se muito hoje sobre o TDAH no adulto, porque atualmente sabe-se que os sintomas do TDAH permanecem na fase adulta, mesmo sendo um transtorno típico da infância. TDAH acompanha a pessoa ao longo da vida, com prevalência entre 3% a 5% em adultos.

TDAH não se desenvolve ao longo dos anos. A pessoa nasce com TDAH ou não nasce.

Como É Feito O Diagnóstico Do Tdah Em Adultos

Existem tipos diferentes de TDAH?

Sim!

O TDAH se caracteriza por sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade. O DSM-5 inclui três apresentações, que são elas:

Apresentação predominantemente desatenta: quando há mais sintomas de desatenção e poucos sintomas de hiperatividade/impulsividade

Apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva: quando há mais sintomas de hiperatividade/impulsividade e um número menor de sintomas de desatenção. Esse diagnóstico geralmente ocorre em crianças.

Apresentação predominantemente combinada: quando há tantos sintomas de desatenção como sintomas de hiperatividade/impulsividade

Quais são os principais sintomas de TDAH em adultos?

Quais São Os Principais Sintomas Do Tdah Nos Adultos

Sintomas de desatenção em adultos com TDAH:

– Se distrai com bastante facilidade

– Dificuldade em se concentrar em tarefas que requerem atenção, concentração, foco. Principalmente em tarefas, em que a pessoa não tem pouco ou nenhum interesse.  

– Dificuldade em iniciar uma tarefa, por isso tendem a deixar tudo para última hora

– Se esquecem dos compromissos, ou estão sempre atrasado

– Se esquecem de datas importantes como reuniões, pagar contas, datas de aniversários de pessoas próximas

– Perdem ou não se lembram onde deixaram objetos

– Adultos com TDAH parecem estar sempre sonhando acordados

– Tem dificuldade para organizar as tarefas e manter a rotina diária

Sintomas de hiperatividade em adultos com TDAH:

– Dificuldade em conseguir descansar. Adultos com TDAH não conseguem ficar parados, precisam estar em movimento

– Parecem estar a mil por hora, como um motor que não desliga

– Dificuldade em seguir regras, executar a tarefa na ordem e de forma apropriada

– Não conseguem permanecer sentados, como realizar uma refeição do início ao final ou assistir um filme até o final. Se levantam a todo momento, sem nenhum motivo

– Quando estão sentados, mexem os pés e mãos e ou tamborilam os dedos na mesa

– Adultos com TDAH falam bastante

Sintomas de impulsividade em adultos com TDAH:

– Adultos com TDAH agem sem pensar, tomam decisões sem prever as consequências

– Iniciam ou rompem relacionamentos de forma abrupta, sem pensar

– Interrompem a pessoa que está falando, pois tem dificuldade de esperar a sua vez

– Se intrometem em conversas de pessoas que não conhece

Os sintomas do TDAH no adulto podem causar prejuízos em diversas áreas da vida como: em casa, trabalho, educação, relações interpessoais, gerenciamento do dinheiro, administração do tempo, condução de veículos, atividades de lazer, criação dos filhos e responsabilidades diárias.

Como é feito o diagnóstico do TDAH em adultos?

O diagnóstico do TDAH em adultos é feito através da Anamnese, um levantamento de informações da história de vida da pessoa. Não é necessário exame de imagem. A avaliação neuropsicológica complementa, mas não determina o diagnóstico do TDAH.

Dentre os critérios diagnósticos para o TDAH, os sintomas devem estar presentes desde antes dos 12 anos de idade. Deve haver clara interferência dos sintomas no funcionamento social e acadêmico-profissional.

Para pacientes acima de 17 anos, considera-se 5 dos 9 sintomas dos sintomas de desatenção e 5 sintomas dos sintomas de hiperatividade/impulsividade. Já na apresentação combinada precisam estar presentes 5 dos 9 sintomas dos sintomas de desatenção e também 5 sintomas dos sintomas de hiperatividade/impulsividade.

Para crianças, considera-se 6 dos 9 sintomas dos sintomas de desatenção e 6 dos 9 sintomas dos sintomas de hiperatividade/impulsividade. Na apresentação combinada precisam estar presentes estar presentes 6 dos 9 sintomas de desatenção mais 6 sintomas dos 9 de hiperatividade/impulsividade.

Existe diferença entre os graus do TDAH?

Sim, existe. São eles: TDAH leve, TDAH moderado e o TDAH grave.

– TDAH leve: quando há poucos ou nenhum sintoma, além do necessário para fechar o diagnóstico e o prejuízo funcional é pequeno.

– TDAH de gravidade moderada: quando há ocorrência dos sintomas e prejuízo funcional de leve a grave

– TDAH de gravidade moderada: quando há ocorrência de muitos sintomas, além do necessário para o diagnóstico e há um acentuado prejuízo funcional

O TDAH é uma doença inventada?

Não. TDAH não é uma doença inventada.

Conforme dados da Associação Médica Americana, o “ TDAH é um dos transtornos mais bem pesquisados e estudados na medicina e a totalidade dos dados sobre sua validade são mais convincentes do que os da maior parte dos transtornos mentais e inclusive e muitos problemas médicos ”

Tratamento Para Tdah  Adulto

Existe Tratamento para TDAH Adulto?

Sim. No tratamento para TDAH Adulto, a medicação junto com a psicoterapia se complementam.

O tratamento medicamentoso/ farmacológico vai cuidar da parte química do cérebro da pessoa portadora de TDAH.

Imagine o seguinte: você está procurando um lugar para morar e eis que encontra, só tem um porém!

Há um grande emaranhado de fios por toda parte, os interruptores não funcionam. Ligar algo na tomada, não é uma boa opção, porque corre o risco de ter um curto circuito.

E é nesse momento que entram os eletricistas, trocam as fiações, tomadas, organizam e fazem com que a parte elétrica funcione e com segurança!

Caramba! É assim, que a maioria das pessoas vivem! Pois bem! É isso que a medicação para o TDAH faz!

Mas, eis que você olha a sua volta e parece faltar algo!

Agora vamos falar sobre como a Psicoterapia complementa o tratamento medicamentoso.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para TDAH em adultos

A TCC é a abordagem que tem mostrado ser muito eficiente no tratamento para o TDAH no adulto.

É aí que entra a psicoterapia, que vai te ajudar a construir estratégias concretas mais eficientes e práticas com técnicas da TCC para você enfrentar tarefas diárias que envolvam planejamento e organização, administrar e otimizar seu tempo, iniciar e concluir tarefas, lidar com as distrações e a procrastinação, criar hábitos e manter a rotina diária, melhorar sua autoconfiança e autoestima, além de desenvolver habilidades para sua autorregulação emocional, essenciais para superar os desafios diários.

Ao longo do tratamento do TDAH no adulto, é essencial falarmos sobre psicoeducação, para que a pessoa conheça e dessa forma traga clareza para lidar melhor com o TDAH.

Quais são os problemas que o TDAH em adultos pode causar?

Estudos científicos demonstram que em adultos com TDAH, quando comparados  com adultos não portadores TDAH, há uma lista de problemas:

– Maior incidência de desempregos

– Maior incidência de divórcios

– Maior frequência de acidentes com veículos

– Maior incidência do uso de álcool e drogas

– Maior incidência de Depressão e Ansiedade

– Maior incidência de obesidade

– Maior frequencia de adultos com escolaridade não completados 

Vania Rossi

Vânia Rossi é psicóloga formada há 23 anos. Apaixonada por ajudar pessoas a compreenderem o que causa seu desconforto e a alcançarem uma vida emocional leve e equilibrada. Possui título de especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental, (TCC), que é comprovadamente eficaz para o tratamento do TDAH em adultos. Psicóloga colaboradora no PRODATH - Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Adulto, no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Sua experiência clínica é focada no atendimento especializado em TDAH no adulto. Com certificação em Terapias Cognitivo-Comportamentais para Ansiedade pelo IPq - HC-FMUSP. Também é pós-graduanda em TDAH: Avaliação e Intervenção. Com o compromisso de sempre aprimorar seus conhecimentos para prestar um atendimento de qualidade, relevante e eficaz, focado nas necessidades e no potencial de cada pessoa, com o objetivo de contribuir para o bem-estar emocional dos seus pacientes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Por que a pessoa com TDAH procrastina

Por que a pessoa com TDAH procrastina

A pessoa com TDAH procrastina porque tem dificuldade de planejar, executar as tarefas de forma sequencial e ordenada, conseguir manter a atenção pelo tempo necessário, identificar quais são as prioridades, seguir regras, lidar com a frustração por algo não sair perfeito dentro do que esperam ou gostariam, administrar o tempo e ainda precisar lidar com aquela velha e clássica crença de que as coisas não dão certo, por mais que se tente, podem fazer com que adultos com TDAH continuem procrastinando no seu dia a dia.