Na prática clínica no atendimento do TDAH no adulto, em geral é possível identificarmos alguns desses 19 sintomas.
Table of Contents
19 Sintomas comuns do TDAH no adulto
1 – Sensação de baixo rendimento
“Não consigo me realizar”, é comum escutarmos isso de adultos TDAH. Há uma grande dificuldade em reconhecer seu desempenho. Não importa o quanto seja um sucesso para as pessoas ao seu redor, pois são incapazes de perceber seu potencial.
2 – Dificuldade com a organização
Se organizar, esse é um dos maiores problemas do TDAH adulto. Na escola, no convívio com os pais, de alguma forma, havia regras. Agora na fase adulta, tarefas corriqueiras como lavar a louça, pagar as contas, administrar o salário, lembrar dos compromissos, entregar relatórios, parecem grandes obstáculos, difíceis de serem administrados, porque são atividades rotineiras que se tornam chatas, entediantes e que se repetem todos os dias.
3 – Adiamento crônico do início das tarefas
Mais conhecido como procrastinação. A realização dessas tarefas está associada ao receio de não fazer direito. Isso faz com que adultos TDAH empurrem para depois ou mais tarde, sempre deixando para o momento em que talvez pareça perfeita, mas como o momento ideal não existe… essa será mais uma tarefa que não será concluída.
4 – Muitos projetos tocados simultaneamente
Conforme uma tarefa é deixada de lado, uma outra tarefa é assumida pelo adulto com TDAH. Resultado no final do dia, semana, mês ou até no ano: incontáveis projetos iniciados, mas poucos projetos concluídos.
5 – Tendência de dizer o que vier a mente
Adultos com TDAH tem dificuldade em medir se haverá consequências
6 – Busca frequente por novidades, adrenalina
Adultos TDAH tem dificuldade de lidar com tarefas repetitivas, monótonas ou burocráticas. Seu tempo de atenção é menor, se comparado a adultos não portadores de TDAH.
7 – Intolerância ao tédio
Raramente adultos com TDAH, sentem tédio. Como fazem isso? No momento em que se sentem entediados, logo detectam o tédio e partem imediatamente em busca da ação, novidade, movimento.
8 – Facilidade em distrair-se, dificuldade de concentração
Adultos com TDAH tem a tendência de se desligar no meio de uma conversa ou lendo um livro. “ É como se eu ficasse à deriva ”, descreveu um paciente.
Esse “desligamento” é involuntário. Não há planejamento algum. Mas a próxima coisa que se percebe é que a pessoa não está aí. É nesse momento, que se você perguntar o que a pessoa com TDAH achou sobre qualquer coisa, ela não saberá responder. Simplesmente porque não estava ali presente, sua mente estava em outro lugar.
Na hiperconcentração do TDAH no adulto, ocorre ao contrário. Ao iniciar uma atividade prazerosa, adultos com TDAH podem passar horas, imersos, executando uma determinada atividade. Isso ocorre, porque centros de prazer são ativados no cérebro do adulto com TDAH, fazendo com que atividades prazerosas se sobreponham às necessidades fisiológicas do ser humano, como comer, descansar, se alimentar, tomar água e até mesmo ir ao banheiro.
9 – Adultos com TDAH, são mais criativos e intuitivos
Sabe aquela pessoa que diz que algo vai acontecer, mas não sabe muito bem como explicar? E lá na frente, bingo! Não é que essa pessoa tinha razão? Adultos com TDAH tem uma intuição aflorada.
Já a parte criativa acontece, porque a pessoa com TDAH vive dentro do caos. Viver dentro do caos é o que puxa a fila para o início do processo de criatividade.
Por viverem distraídos, adultos TDAH, são bombardeados por estímulos internos e externos e não separam o que é irrelevante ou não.
Para criarmos, precisamos nos sentir bem em meio a desordem, para permitir que algo novo aconteça. Caso contrário, se tivermos uma ideia, ou surgirem imagens, frases, rostos, vamos logo tentar colocar no lugar “apropriado”. Em outras palavras, vamos desconsiderar, deletar, jogar fora.
Já adultos com TDAH, como vivem dentro do caos e estão acostumados, esperam por isso. Por isso não vão tentar colocar no lugar “apropriado”, mesmo porque, nem sequer sabem qual é esse lugar.
10 – Dificuldade em seguir regras pré-estabelecidas de forma apropriada e ordenada
Estamos falando sobre sequenciamento de etapas, ou seja, uma etapa após a outra. Para adultos TDAH, isso pode gerar uma frustração, primeiro, por ter que seguir etapas, uma após a outra, com tarefas que podem se tornar repetitivas ou chatas e segundo, pelo fato do adulto TDAH saber que vai começar uma tarefa, mas que ele sabe, de antemão, que não irá conseguir concluir.
11 – Impaciência, baixa tolerância a frustração
Isso acontece, porque qualquer frustração geralmente remete a todos seus fracassos do passado. E ele pensa: “ Ah! Não! ”, “ De novo? ” ou “ Aqui, vamos nós ”
Esse tipo de pensamento funciona como um gatilho que desencadeia uma série de acontecimentos anteriores, lembranças passadas, acompanhadas de fracassos junto com sentimento de se sentir inadequado. Por isso adultos TDAH sentem raiva e se recolhem.
Já a impaciência de adultos com TDAH ocorrem devido a constante necessidade de estímulo para se manter em movimento e isso pode fazer com que as pessoas ao seu redor vejam esse adulto como imaturo.
12 – Adultos TDAH, podem ser impulsivos
Tanto na forma de se comunicar verbalmente, como em suas ações. Podem mudar de planos na última hora, gastar o dinheiro que não tem, por exemplo.
13 – Tendência de ter preocupações desnecessárias
Parecem buscar algo para se preocupar, para que não tenham que entrar em contato com aquilo que realmente precisariam se preocupar, como montar a apresentação para uma reunião de trabalho.
14 – Sensação de insegurança
Mesmo após adultos com TDAH, já terem alcançado estabilidade na vida adulta, é comum que sintam que o mundo pode desmoronar a qualquer momento.
15 – Humor oscila a todo momento
Adultos com TDAH Podem ficar mal-humorados de repente, e no instante seguinte ficarem bem-humorados, sem qual quer motivo aparente que justifique tal mudança. Essa alteração de humor, independe da situação ou de outras pessoas.
16 – Inquietude
A inquietude do adulto TDAH, foi a hiperatividade de quando era criança.
O que se observa agora, é que adultos TDAH, não conseguem permanecer sentados, seja durante o trabalho, almoço, saem a toda hora. Parece não encontrarem uma posição confortável quando precisam permanecer sentados, por isso se ajeitam a todo momento.
Certa vez, atendi um paciente explicou “ que ficar andando enquanto falava na sessão, o ajudava a estruturar seus pensamentos ”. Adultos com TDAH também tamborilam os dedos e mexem as pernas. Sentem-se tensos, nos momentos de descanso.
17 – Tendência a ter um comportamento viciado
O vício pode ser beber álcool, ou uma atividade como jogar, fazer compras, comer ou trabalhar demais.
18 – Problemas com a autoestima durante uma vida
“ Desde sempre! ”, “ Aliás, acho que nunca tive autoestima! ” Essas são algumas das respostas que já ouvi na prática clínica, quando pergunto sobre a autoestima do paciente, o que geralmente ocorre na primeira sessão. Essa autoestima tão baixa se deve ao resultado de anos de frustração, fracassos, após inúmeras tentativas na esperança de que as coisas poderiam melhorar.
19 – Auto-observação imprecisa
Em geral, sua percepção a respeito de si mesmo é precária, distorcida. Adultos com TDAH consideram-se menos eficientes do que as outras pessoas ao seu redor acham.
0 Comments