+55 11 99314-1098

Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

White Labeling

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES 

Discussion – 

0

Discussion – 

0

Rótulos não definem o adulto com TDAH

Gestão do Tempo para Adultos com TDAH Estratégias Eficazes e Práticas
70 / 100

Rótulos como “Parece que você vive no mundo da lua”,“ Você acha que vai chegar em algum lugar sendo assim?”, ”Qual é o seu problema?”, “Pre-gui-ça!”, “Você não tem força de vontade! ”. Isso lhe parece familiar? Ok! Lembre-se: isso são rótulos, que não definem o adulto com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade!

A grande maioria dos adultos com TDAH relatam já ter escutado algo parecido, nos famosos rótulos, ao longo de suas vidas. O que acontece, é que de tanto escutar esse tipo de pergunta ou afirmação, desde que você se entende por gente, é que em algum momento, você vai começar a acreditar que realmente é o elefante branco que insiste em ficar em cima da mesa de jantar atrapalhando tudo e todos! E o pior, que ainda faz tudo errado de propósito!

Por Que O Adulto Com Tdah Acredita Nos Rótulos Que Lhe São Dados?

Por que é tão fácil rotular o portador de TDAH?

É nesse exato momento que você diz para si mesmo, é eu sou assim mesmo!

 Não importa a situação, dia ou horário, sempre você vai estar errado. E quer saber? Deve ser verdade, já que todo santo dia, todos com quem convive repetem e dizem sempre e sempre a mesma coisa!

 Acertei? Ah! E não adianta você querer tentar explicar que não fez errado, que não foi por querer, de novo e de novo, que não foi de propósito e que não foi só para irritar ou incomodar o outro. Parece que as pessoas não te escutam. E não escutam mesmo! E você pensa, não vale a pena continuar tentando explicar.

 

Quais são os efeitos dos rótulos negativos na vida de pessoas com TDAH?

Lembra do rótulo, que disse para não esquecer? Pois é, está grudado na sua testa. A diferença agora é que você também passou a acreditar nesse rótulo e em tudo mais que te disseram, reforçaram e confirmaram. E sabe de uma coisa, você pensa. Melhor aceitar! Sou assim mesmo! Paciência!

Se fossemos resumir todo esse sentimento em palavras, seria mais ou menos assim: “ é como se sempre você fizesse tudo aquilo que não deveria ter sido feito e deixasse de fazer, exatamente aquilo que deveria ter sido feito! ” Já te falaram isso também? Se conhecer essa me avisa. Mas, se você leu e acabou de concordar, saiba que não está sozinho.

 

Rótulos Não Definem O Adulto Com Tdah

Rótulos podem influenciar a autoestima de pessoas com TDAH.

Você já deve ter ouvido essa expressão: “Parece que o sujeito está pisando em ovos”. E muitas vezes, está mesmo. As vezes passamos por situações que não conhecemos e precisamos tomar um cuidado extra, sermos mais cautelosos, seja na forma de nos comunicarmos ou nos comportarmos. E está tudo bem, todos nós já vivenciamos isso!

Mas com a pessoa com TDAH, a coisa é diferente. Estamos falando sobre uma vida inteira, se sentir assim! Baixa autoestima, autoconfiança zero! Mas, cá entre nós, o resultado não poderia ser diferente! Concorda?

De tanto ouvir, repetidamente, dia após dia, você acaba concordando. E conclui que deve ser isso mesmo e acaba perdendo a confiança em si mesmo! Voto de confiança? Como assim? Nem pensar! Se ninguém acredita em mim mesmo, não vou ser eu que vou acreditar!

Como o adulto com TDAH se sente em relação a si mesmo na maior parte do tempo?

Ah! Sou muito distraído, não presto atenção em nada. E quando presto atenção, de que adianta, não vou me lembrar depois. Não sou bom em nada! Nunca fui! Nesse momento, talvez se lembre, que uma vez, você acertou, mas peraí, como assim? Você não faz nada de certo! Besteira! Foi só um golpe de sorte!

E aí você se lembra de que quando era criança, era um completo desastre! Vá lá, poderia até ter alguma justificativa. Mas e agora? Agora, você cresceu, virou adulto, querendo ou não, gostando ou não, olha a vida aí te apresentando e cobrando responsabilidades de adulto. Mas daí você se dá conta que tem um monte de planos e sonhos, como qualquer pessoa. E??? E que você observa todos a sua volta, construindo suas carreiras, superando obstáculos e crescendo profissionalmente, formando famílias e você? E você pensa: e eu estou aqui! Só que agora, você percebe que cada dia que passa, menos paciência tem consigo mesmo. Tudo o que toca, parece dar errado!

 

Você Não É Vítima Do Tdah

ntes que tente me convencer, preciso dizer que você não é vítima do TDAH! Mas é sua responsabilidade aprender a lidar com o TDAH. Como você deve ter notado, rótulos não determinam o adulto com TDAH!

Você nasceu com TDAH. Isso é um fato! Então é o seguinte, o TDAH pode ser o seu melhor amigo ou seu pior inimigo! A escolha é só sua! Mas uma coisa é certa, ele vai te acompanhar pela vida toda! TDAH não tem cura! Mas tem tratamento. Medicação junto com Psicoterapia, uma dupla que precisa e deve andar de mãos dadas, porque um vai complementar o outro.

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, é um transtorno neurobiológico, típico da infância, mas que agora sabe-se que os sintomas permanecem na fase adulta.

O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois grupos: desatenção, hiperatividade e impulsividade. O exagero, frequência e intensidade são sempre muito presentes.

TDAH causa sérios prejuízos na vida acadêmica, profissional e também nos relacionamentos.

 Portanto, quanto mais cedo, for feito o diagnóstico do TDAH no adulto, melhor!

Como você deve ter notado, utilizei o pronome de tratamento: você, pessoa não especificada, alguém. Ou seja, para quem estiver buscando informações sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, quer sejam adultos já diagnosticados com TDAH ou pessoas que se identificam com os sintomas do TDAH e queiram entender melhor sobre esse assunto.

Vania Rossi

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like

Por que a pessoa com TDAH procrastina

Por que a pessoa com TDAH procrastina

A pessoa com TDAH procrastina porque tem dificuldade de planejar, executar as tarefas de forma sequencial e ordenada, conseguir manter a atenção pelo tempo necessário, identificar quais são as prioridades, seguir regras, lidar com a frustração por algo não sair perfeito dentro do que esperam ou gostariam, administrar o tempo e ainda precisar lidar com aquela velha e clássica crença de que as coisas não dão certo, por mais que se tente, podem fazer com que adultos com TDAH continuem procrastinando no seu dia a dia.